segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Se não sabe brincar...

Quem me conhece sabe que eu não acompanho futebol. Mas, não me perguntem o porquê, gosto de ler sobre Fórmula 1. Talvez seja herança dos tempos gloriosos de Ayrton Senna, de lembrar que papai via todas as corridas - e por tabela, eu, pequenininha. Só sei que foi uma comoção e choradeira lá em casa quando o nosso campeão morreu, em 1994.

Esse nariz-de-cera todo é para exprimir minha vergonha alheia a respeito dessa história do piloto Nelsinho Piquet com o Flavio Briatore (o grisalhão da foto), todo-poderoso da Renault e empresário do moço. O primeiro, pelo motivo óbvio: deu de cara com um muro no GP de Cingapura para manipular o resultado de uma corrida, favorecendo seu companheiro de equipe, Fernando Alonso - e a escuderia, claro. Ele só foi botar a história no ventilador depois de ser demitido por incompetência.

O Briatore, por sua vez, foi quem arquitetou o plano, pressionou Nelsinho, ameaçou de demissão (segundo o Piquetinho). Mas o pior foi sua última obra: insinuar que o jovem é homossexual, e só teria divulgado a história por raiva do empresário, responsável pelo fim de seu romance com um cara mais velho. E eu pergunto: e o KIKO? A discussão saiu do campo profissional e ético, para virar briga de comadres?

Eu acho que estão todos errados: Nelsinho, Briatore, o Alonso... vocês ainda acham que ele não sabia de nada? Se não sabia, no mínimo é burrinho, porque a estratégia de combustível da Renault seria no mínimo camicase se não houvesse o tal acidente. Vou tentar explicar: ele fez uma parada para reabastecer na 12ª volta, uma estratégia arriscada para quem teria que ter o carro leve para ultrapassar o monte de gente que estava na frente. O acidente foi na 13ª volta, e obrigou a paralisação da corrida e uma nova largada. Ele, que já estava com o tanque cheio, levou vantagem, pois não precisou fazer pitstop na "nova corrida", ao contrário dos seus coleguinhas de tanque baixo. Que providencial, não?

Sobre o Piquet pai: se sabia e deixou o filho se meter numa furada dessas, não aprendeu nada em seus milhares de anos de carreira e de vida. Concordo com o Rubinho, que mandou na lata: "se alguém tiver a capacidade de fazer isso (forjar um acidente), não merece estar no esporte". E não merece mesmo, ora pois. Poderia ter dado m****, ter voado peças na cabeça de alguém, rolado engavetamento, machucado o próprio Nelsinho. Se não sabe brincar, não desce pro play.

PS: Rubinho: valeu pela vitória ontem. Você é panga, mas eu gosto de você ;)

PS2: Pra não perder a vocação mulherzinha deste blog: Vamos fazer um top 5 dos pilotos de Fórmula 1? Se não tiver cinco, diga o(s) seu(s) favorito(s). Veja os candidatos
aqui.

9 comentários:

  1. Já voto:
    1) Raikkonen, pq eu adoro um homem de gelo
    2) Webber, pq é cheio de marra
    3) Hamilton, queimadinho de praia!!!
    4) Alonso, pô foi mal, mas é gatinho
    5) Sei lá, acho que o Button. Quem sobrou hein?

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: na minha humilde opinião, esse garoto tinha que ser banido da F1, coisa que obviamente não vai acontecer. Parece até a esculhambação do Brasil isso, ô meu pai do Céu!!

    ResponderExcluir
  3. Meus votos:
    1- Fernando Alonso (adoro um espanhol marrento ou "você não vale nada, mas eu gosto de você").
    2- Jason Button, ô coisa inglesa mais fofa
    3- Mark Webber,tem um carão do homem mau
    4- Raikkonen e sua cara de "nada me abala"
    5- Vettel ou Hamilton? Essa é a cota sub-25...hahaha

    é, agora entendi porque eu queria muito o emprego da Mariana Becker. Tá, eu não sou invejosa, me contento em ser trainee dela ;)

    ResponderExcluir
  4. Sou mais você, amiga. Aquela cara de nada com coisa nenhuma nem pra agir e dar o golpe da barriga logo! Ô!

    ResponderExcluir
  5. 1) Jenson Button
    2) Kimi Raikkonen
    3) Fernando Alonso
    4) Timo Glock
    5) Mark Webber
    6) Daniel Serra (Stock Car). Não vale?

    Não estou muito certa quanto à ordem do 2º ao 5º, mas são estes e ponto.

    Aff.. e nem consigo comentar este post. Eita confusão generalizada. E olha que até onde eu lembro, é esporte de elite. A maioria filhinho de papai que teve grana pra bancar o hobby (é caro entrar pra este mundo... bem caro).

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Aline, a mais esperta-frenética, colocou a melhor foto do Alonso, hein! Espetáculo!

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, a lista...
    Pô, sei lá...ao contrário da blogueira-perua, eu sempre acompanhei futebol e nunca dei a mínima pra F1
    Mas bem, o Button é um espetáculo!
    E o Alonso, com esse ar blasé, também, como se percebe na foto
    Mas a F1 certamente é um esporte muuuuito interessante visualmente. Só não é mais interessante que Tênis, o esporte que me faria largar tudo pra virar gandula de Grand Slam ;-)

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, esse Timo Glock também é um espetáculo, hein!
    Realmente preciso acompanhar melhor a F1 - com ou sem escândalos
    E aliás, o Briatore dizer que o Piquet filho é gay é redundância né...é só olhar pra esse cabelinho boi-lambeu que se nota a pinta do rapaz

    Piquet pai deve estar num ódio só, logo ele que sempre fez papel de machão e adorava fazer piadinhas sobre a sexualidade do Senna pra desespero da Globo...hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Querida, esse blog não é nada parcial...hehehe. Gostei dos votos e comentários, Frenesi. Volte sempre e duvulgue o blog :)
    beijocas!

    ResponderExcluir