terça-feira, 8 de setembro de 2009
Ô meu pai, afasta de mim esse cale-se!
Agora veja você. Nossos diletos políticos querem proibir este humilde diário pessoal de divulgar informações sobre a corja do Congresso aos seus 170 milhões de visitantes diários durante o período eleitoral. Vê se pode?
Vai ser votada hoje a proposta do senador Eduardo Azeredo (PSDB), que atende pelo nome de reforma eleitoral, mas camufla alguns claros indícios de que esse povinho anda mesmo querendo controlar de um tudo. Até mesmo a blogsfera.
Pois saibam que passam a valer para os blogs, se aprovada a proposta, as mesmas regras restritivas impostas a emissoras de rádio e TV em época de eleição. É a nova lei da mordaça. A ideia que está por trás disso tudo é bem essa, citada pelo líder do DEM, José Agripino: “Se não coibirmos, essas pessoas (os blogueiros) vão influenciar o resultado das eleições”.
E daí que a opinião pública vá definir o resultado das eleições? Que bom! Pelo menos assim nossos políticos poderão começar a ter um pouquinho de medo dessa coisa chamada opinião pública, que não é massa de manobra, não senhor! De repente assim, esse calhordas pensem duas vezes antes de usar a res pública em proveito próprio.
Nos Estados Unidos, o uso dos blogs é muito comum e dita meeeeesmo as regras das eleições, o que a torna particularmente democrática. Todo mundo opina; quem é de ouvir, ouve; quem é de falar, fala; e todo mundo fica feliz. É ferramenta pra palhaço nenhum passar a população pra trás prometendo mundos e fundos; comprando votos em troca de bolsa-família. (ihhh, escapou, foi mal aê!)
Fato é que a internet é espaço público, democrático e censura alguma pode limitar seu uso. Recentemente causou debate a decisão do Supremo em favor da liberdade de expressão, contra o diploma dos jornalistas. E agora, poucos meses depois, o inverso se apresenta e a liberdade de expressão vai de novo pelos ares. Não que eu concorde com a decisão dos ministros do Supremo, mas acho que deveria, sim, haver alguma coerência.
E para quem acha que estou exagerando, saiba que, com o texto proposto, as regras valem sim para blogs pessoais como este que vos fala. Quem usar vídeo para entrevistar candidatos ou fazer análises estará sujeito a MULTA e a PROCESSO se algum político julgar que está sendo preterido. Aun, tadinho!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
George Orwell falou, George Orwell avisou.
ResponderExcluirÉ a maldita censura querendo se instalar.Não se pode discutir, comentar e debater. E trocar voto por saco de feijão pode, voto de cabresto também, né?
Então tá...
Me explica?
ResponderExcluirTiram a obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercício da profissão alegando ser assim a forma mais coerente para estabelecer a liberdade de informação.
E depois querem justamente vedar este direito aos jornalistas e não jornalistas e quem quer que seja? Não entendi...
Alguém me salva, por favor. Acho que parei no mundo errado.
Eita coisa mais difícil de entender, estes senhores do poder.