quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Aviso aos navegantes: acordei hoje com extrema raiva de política


“Quanto mais tempo nos demorarmos, mais tempo vamos ficar sem tirar proveito da riqueza que nós encontramos”, disse Lula nesta terça-feira, durante evento em Vitória (ES), a respeito da divisão entre os estados da grana preta que o pré-sal pode render aos cofres públicos.

Ainda não estou bem certa se concordo ou não com a tal partilha. Por um lado, todos os estados sofrerão com o fim do petróleo e, portanto, todos merecem compensações por isso (tudo bem, tudo bem, a grana não vai para compensação de nada, eu sei!!! Vai ser torrada por algum malandro e estou ciente disso!). Por outro, qualquer contenção de vazamento sai do bolso do estado produtor. Portanto, merece uma fatia maior do bolo.

Divagações à parte, confesso que me incomoda um pouco ouvir do presidente da República a expressão “tirar proveito”. Mas incomodar por que, né, se tudo o que temos visto nos jornais recentemente se resume a congressistas tirando proveito do nosso dinheiro? Veja esse exemplo: no início do ano, Sarney considerou um “absurdo” o pagamento de horas extras aos picaretas durante o recesso parlamentar de janeiro. E mesmo diante de tamanha “indignação” do presidente da casa, em julho, novamente foram gastos milhões de reais em pagamentos de horas extras... durante o recesso.

Fico aqui imaginando daqui alguns muitos anos, quando a exploração da camada pré-sal realmente começar a render dindin, em quantas passagens aéreas para Paris, quantas contas de celular de filhos que viajam pro México e quantas horas extras poderão ser pagas com os royalties do petróleo aos nossos ilustres políticos. E melhor! Ainda poderão ser divididos entre tantos e tantos aliados.

E eu aqui, cornamente trabalhando, pra ganhar um dinheirinho a mais e conseguir pagar meus impostos. Sinceramente, minha paciência já foi parar lá no pré-sal. Ih, será que agora vale algum dinheiro com essa proximidade??

5 comentários:

  1. São os 300 picaretas, incluindo o chefe!

    "Eles ficaram ofendidos com a afirmação
    Que reflete na verdade o sentimento da nação
    É lobby, é conchavo, é propina e jeton
    Variações do mesmo tema sem sair do tom
    Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
    Uma cidade que fabrica sua própria lei
    Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
    Se essa palhaçada fosse na Cinelândia
    Ia juntar muita gente pra pegar na saída

    Pra fazer justiça uma vez na vida"

    ResponderExcluir
  2. Repito: Vote Carol pra Presidenta do Brasilzão!

    Na pior das hipóteses, apoiando desta forma, levo algum por fora (uma passagem pra Suiça, pode ser?)

    E dá-lhe confusão.

    Tenho escutado bastante sobre essa história. E é mesmo o que você disse... Deveria ser correspondente: quem gasta mais ou sofre mudanças de qualquer caráter por conta disso, merece, como você disse, fatia maior do bolo. Ou então, faz parte do Brasil e assim, de todos.

    E, enquanto ninguém resolve, deposita na minha conta que eu cuido.
    Yeah!

    ResponderExcluir
  3. É, Carol... Vc tem razão. É triste ver o Lula mais uma vez sendo infeliz em seus comentários. Sou assumidamente PT. Não escondo isso. Mas acho que o Lula é 'gente fina, mas vacila pra caramba'. Ele fala coisas que não deveria. Às vezes fico como vc. Acho que a política não tem solução. Não se sabe em quem acreditar... É triste. Tenho várias discussões desse tipo com o Leo e sempre terminamos a conversa assim: E aí? ... E paira um silêncio no ar.

    Quanto ao din din do pré-sal, só Deus sabe quem vai gastar esses milhões. Não serei euzinha! (nem vc, que, assim como eu, está trabalhando cornamente). :-(

    ResponderExcluir
  4. Na boa,
    vamos dividir então o minério de ferro, o ouro de serra pelada (q não existe mais) e tudo que é explorado pelos outros estados.

    Política barata de "te dou um aqui e vcs me devolvem lá na frente"...

    ResponderExcluir
  5. É gente, só pra piorar o cenário, as eleições estão aí e que opções temos? Lamentável...

    ResponderExcluir